Na busca por um carro moderno, versátil e eficiente, muitos brasileiros acabam se deparando com o Fiat Argo. O modelo tem diferentes versões, com a mais barata saindo a partir de R$89.990,00, fazendo dele um dos mais acessíveis na categoria.
Porém, mesmo com um valor abaixo da média do que se encontra no mercado, muitas pessoas têm dificuldades para comprar um, principalmente aquelas com restrições no nome ou em uma situação financeira que não lhes permita dar uma entrada generosa.
Mas você sabia que pessoas nessa situação possuem uma alternativa? Neste artigo, vamos falar sobre como financiar um Fiat Argo sem entrada mesmo estando negativado, além de cuidados para tomar a o fazer um financiamento e muito mais.
O Que é e Para que Serve o Financiamento?
O financiamento nada mais é do que uma modalidade de crédito oferecida por bancos e instituições financeiras para a compra de bens, nesse caso, veículos, sem que o comprador precise pagar o valor à vista.
Através dele, uma pessoa pode fazer um contrato com um banco, que vai comprar o carro em seu lugar. Ou seja, ao invés de pagar pelo carro, o comprador vai pagar somente o financiamento.
A quitação da dívida geralmente envolve uma entrada substancial mais uma série de parcelas onde são cobrados juros e taxas previamente estabelecidos.
O Que Significa Financiar Sem Entrada?
A entrada é uma parte importante do financiamento. Além de diminuir o valor total a pagar, já que serão menos parcelas sobre as quais correrão juros, ela também serve como garantia para o banco, que agora terá menos dinheiro correndo risco.
Entretanto, também é possível financiar um veículo sem entrada. Mas nesse caso, o valor total é dividido em parcelas e geralmente com taxas e juros maiores.
É Possível Financiar Mesmo Negativado?
Como toda linha de crédito, a empresa que empresta o dinheiro para o financiamento com certeza quer receber ele de volta, e com juros. Por esse motivo, é muito mais complicado alguém conseguir um financiamento se seu nome estiver no Serasa, por exemplo.
Algumas instituições até estão dispostas a financiar para negativados, mas assim como no caso da entrada, as taxas e juros cobrados são muito maiores. A situação fica um pouco melhor quando são oferecidas opções exclusivas para negativados, como financiamentos com avalista ou garantias adicionais.
Dicas Práticas Antes de Financiar
Mas é preciso ter em mente que financiamento é uma coisa séria e pode comprometer sua renda por anos. Então, antes de assinar um de vez, tem algumas coisas que todo comprador deve fazer.
A primeira delas é fazer uma ampla pesquisa buscando bancos ou financeiras que trabalham com financiamento para negativados, além de comparar as taxas, opções de parcelamento e juros em diferentes lugares.
E para aumentar suas chances de ter a proposta aprovada, é sempre bom considerar um avalista com uma boa saúde financeira.
É bom lembrar que, devido à sua natureza, o financiamento para negativados é muito complexo e a taxa de aprovação é extremamente baixa. Então talvez seja mais interessante optar por outro tipo de financiamento.
Passo a Passo para Financiar um Fiat Argo com Consórcio
Uma solução que pode ser mais prática para aqueles buscando por um financiamento é o consórcio. Nele, o comprador entra em um grupo administrado por alguma instituição financeira e vai fazendo pagamentos mensais sem juros, com a chance de ser contemplado caso esteja com os pagamentos em dia.
Ele se destaca como sendo uma boa opção para quem não tem o score ou capital necessário para realizar a compra ou dar entrada no veículo. Ou seja, através de um consórcio é possível facilmente financiar um Fiat Argo sem entrada mesmo estando negativado.
Geralmente, você entra em um consórcio através de uma empresa administradora (banco, concessionária, etc). Confira abaixo um exemplo:
- O primeiro passo para participar do consórcio é procurar uma empresa que faça a administração, nesse caso, vamos dar um exemplo com a Embracon;
- Para fazer o seu, basta acessar o sia da empresa, clicando neste link;
- Na página inicial, basta clicar no botão “Simular agora”;
- Escolher a opção “Consórcio de carros”;
- Preencher seus dados e fazer a verificação.
Depois da verificação, você vai poder simular um consórcio de acordo com o valor do carro que você procura e caso dê continuidade será encaixado em um dos grupos. A partir daí, basta pagar as mensalidades em dia e esperar ser contemplado.
Mais Opções de Financiamento
A grande desvantagem do consórcio é o tempo de espera, afinal, você não sabe ao certo quando a contemplação irá sair. Porém, existem outras opções que podem se encaixar melhor nas suas necessidades.
Uma delas, sem dúvidas nenhuma, é o leasing, onde o comprador assina um contrato de prioridade de compra, alugando o veículo por um tempo predeterminado, durante o qual deverá pagar todas as mensalidades.
Ao final do contrato, o comprador, caso queira, poderá fazer a aquisição do carro, pagando o restante do valor.